Renan diz que suspensão dos conselhos populares deverá ser mantida no Senado

“Esse assunto dificilmente passará. Trata-se de um projeto polêmico que encontra muitas resistências no Parlamento, tanto na Câmara quanto no Senado”, explicou Renan.
29/10/2014 16h15

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comentou a decisão da Câmara dos Deputados, que na noite desta terça-feira (28),  derrubou o decreto da presidente da República, Dilma Rousseff, criando os chamados Conselhos Populares. Em votação simbólica, os parlamentares aprovaram um projeto de decreto legislativo apresentado pelo DEM que susta a aplicação do texto editado por Dilma.

Renan diz que decisão sobre conselhos populares deve ser mantida no Senado. Foto: Moreira Mariz

Renan Calheiros avaliou que não há relação entre o resultado das eleições e  a aprovação do projeto pelos deputados, derrubando a iniciativa do Palácio do Planalto. O presidente do Senado alertou que o Legislativo já tinha apontado posição nesse sentido antes mesmo do início da campanha eleitoral  e sinalizou que o Senado deverá manter a decisão da Câmara. “Esse assunto dificilmente passará. Trata-se de um projeto polêmico que encontra muitas resistências no Parlamento, tanto na Câmara quanto no Senado”, explicou Renan.

O decreto 8243/2014 sofreu críticas desde que foi editado pelo Palácio do Planalto, em maio deste ano. A proposta  institui Política Nacional de Participação Social (PNPS) e estabelece a consulta a conselhos populares por órgãos do governo antes de decisões sobre a implementação de políticas públicas.

Dívida dos Estados

Renan Calheiros reiterou que quer incluir na pauta da semana que vem o projeto de lei que alivia a dívida dos estados com a mudança do indexador das dívidas.

“Este é o assunto prioritário no Senado, temos o compromisso do governo com a  sanção deste projeto, que entraria na pauta do Congresso logo após as eleições e assim vamos proceder”, afirmou Renan.