Renan destaca passagem do Dia Internacional da Mulher

A data é celebrada em 8 de março, em todo o mundo.
07/03/2014 16h00

 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ressaltou nesta sexta-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher, a importância do gênero feminino em todos os âmbitos da vida nacional. Ele lembrou a necessidade de uma luta permanente para fazer valer os direitos das mulheres em relação aos dos homens. Um dos pontos que precisam mudar, segundo o presidente do Senado, é a baixa presença das mulheres no Congresso Nacional. “Nada justifica que, apesar das cotas, tenhamos tão baixa representatividade no Parlamento, quando sabemos que as mulheres compõem a maioria da população do país”, disse.

Renan Calheiros reafirmou que o país só tem a ganhar com a maior participação das mulheres na política. “Quanto mais abrirmos espaços para efetiva participação das mulheres na vida política nacional, mais seremos agraciados com a força, a competência e a capacidade, que não são privilégios de gênero algum”, declarou.

O presidente do Senado também disse considerar absurdos os crimes que ainda são praticados contra as mulheres, apesar da Lei Maria da Penha. Renan lembrou que os números da violência caíram no primeiro ano de vigência da nova lei, em 2007, mas voltaram a subir nos últimos anos. “A ausência de punição e a escassez de delegacias especializadas ainda estão por trás dessa desconfortável estatística”, afirmou.

Renan Calheiros assegurou que o Parlamento está pronto para agir em defesa da igualdade, aprimorando as leis para que as mulheres tenham sempre a garantia das mesmas oportunidades que são dadas aos homens.

Origem
O Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1977. A data é comemorada em todo o mundo para lembrar a luta das mulheres, no início do século XX, por melhores condições de trabalho; e as conquistas obtidas, desde então, nas áreas social, política e econômica.