Renan defende campanha eleitoral mais barata

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) defendeu nesta quarta-feira (2) o barateamento das campanhas eleitorais.
02/10/2013 13h50

Renan defende campanha eleitoral mais barata - Foto: Marcos Oliveira

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) defendeu nesta quarta-feira (2) o barateamento das campanhas eleitorais. “Tudo que vier no sentido de complementar as mudanças de 2009 que acabaram com o showmício, outdoor é muito importante. Temos que diminuir os custos com as placas, os cartazes, que sujam as cidades”, afirmou Renan.

A minirreforma eleitoral está em análise na Câmara dos Deputados e para que a regras possam valer já nas eleições de 2014, o projeto, de autoria do Senador Romero Jucá (PMDB-RR), precisa ser aprovado na Câmara e sancionado pela presidente Dilma Rousseff até 5 de outubro.

Nesta terça-feira (1), deputados do PT, PSB, PDT, PSOL e PCdoB obstruíram a votação da minirreforma no Plenário da Câmara dos Deputados. O presidente do Senado lamentou a obstrução. “Temos que resolver coisas que não podem persistir como, por exemplo, substituir o candidato na undécima hora, isso é um absurdo porque frauda a vontade eleitoral”, ponderou Renan.

Dentre as alterações previstas na minirreforma está a suspensão do repasse do fundo partidário no semestre das eleições, caso o partido cometa irregularidades; a substituição dos candidatos até 20 dias antes da votação; além da limitação para contratar cabos eleitorais e a proibição de colocar faixas, placas, bandeiras e bonecos em bens particulares e em equipamentos urbanos, como postes de iluminação pública, viadutos e passarelas.