Renan convoca senadores para semana de esforço concentrado

Minirreforma eleitoral, sessão temática sobre saúde e votação de vetos estão confirmados
12/09/2013 18h35

O presidente do Senado, Renan Calheiros, (PMDB-AL) chamou os senadores nesta quinta-feira (12) para a semana de esforço concentrado, que começa na próxima segunda (16) com a votação da minirreforma eleitoral. “É uma reforma eleitoral, pontual, objetivando reduzir custos. O Congresso continuará devendo à sociedade brasileira a reforma política, mais ampla, mais profunda”, afirmou Renan Calheiros.

.....

“Já tive a oportunidade de defender publicamente que eu só acredito numa reforma política profunda a partir de uma consulta à sociedade brasileira por meio de plebiscito ou de referendo”, completou. Também na segunda-feira será votado o projeto de resolução que estabelece normas para a fiscalização de políticas públicas pelas comissões permanentes do Senado. Na terça-feira (17), o presidente Renan Calheiros convocou sessão do Congresso Nacional para a apreciação de vetos. Serão analisados 95 dispositivos vetados pela presidente da República a sete projetos aprovados pelo Legislativo.

Na quarta-feira (18), está programada a votação do projeto de lei que regulamenta o direito de resposta. “Mais do que um direito é um dever do homem público dar respostas à sociedade. Por isso, temos que disciplinar essa regra da Constituição”, ressaltou Renan Calheiros.

Voto aberto

Também na próxima quarta-feira, 18 de setembro, o Senado deverá se pronunciar sobre a proposta de emenda à Constituição que acaba com o voto secreto em todas as votações no Congresso Nacional. O presidente Renan Calheiros já se manifestou a favor do voto aberto em todas as circunstâncias, mas lembrou de que essa não é uma proposta consensual. A saída defendida pelo presidente do Senado é assegurar o voto aberto nos casos de cassação de mandatos de deputados e senadores e aprofundar a discussão sobre os demais tipos de voto.

“Como presidente, me cabe mais uma vez alertar para a fragilização e a atrofia do Legislativo. Em caso de vetos e de autoridades, o voto secreto ainda é entendido por muitos como uma salvaguarda que protege a minoria, preserva a independência do mandato. Depois, amadureceremos um pouco mais a abertura dos outros votos”, afirmou.

Sessão temática

Na quinta-feira (19), o presidente do Senado, Renan Calheiros, confirmou a segunda sessão temática promovida pela Casa. O assunto será o financiamento para a área de saúde.  A sessão vai acontecer no Plenário do Senado, a partir das 11h, com as presenças dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha; do Planejamento, Miriam Belchior; e da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza.

O presidente do Senado listou outras matérias que devem ser votadas na semana de esforço concentrado. Entre elas, o projeto que pune com mais rigor os rachas no trânsito, o segundo turno da PEC da Música e a regulamentação da profissão de garçom. O líder do Democratas, senador José Agripino (RN), elogiou a decisão do presidente Renan Calheiros de convocar a semana de esforço concentrado. “Quero saudar o esforço no sentido de fazer com que a pauta do Senado sinalize para a sociedade coisas que interessam realmente a um padrão ético de fazer política”, afirmou.