Renan comemora os 70 anos de criação do Amapá

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou nesta segunda-feira (16) da Sessão Especial em comemoração aos 70 anos de criação do território do Amapá.
16/09/2013 12h55

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou nesta segunda-feira (16) da Sessão Especial  em comemoração aos 70 anos de criação do território do Amapá.

Com posição geográfica privilegiada, o Amapá é  o estado  mais preservado dentre as 27 unidades da Federação.  Cerca de 70% dos seus 14,3 milhões de hectares do Amapá são  destinados a Unidades de Conservação e Terras Indígenas. É o único estado a destinar um percentual tão significativo de suas terras para a preservação ambiental.

Em 1943, pelo Decreto-lei 5.812, de 13 de setembro, o governo federal criou o Território Federal do Amapá.  A transformação em Estado, só veio anos mais tarde e foi ratificada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, durante o governo do então presidente da República, José Sarney (PMDB-AP).

Em Plenário, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL),  destacou  luta com os franceses pela manutenção do Amapá como território brasileiro e citou o senador José Sarney (PMDB-AP), ao lembrar que o Amapá, é um Estado com vocação para ser brasileiro.

“Diz o senador José Sarney, na sua obra Amapá: a Terra onde o Brasil Começa, que o Estado é o único que integrou seu território ao nosso país pela simples vontade de ser brasileiro. Lá no Amapá a história se contorceu, lá houve enfrentamentos e sangue. Lá surgiram heróis e mártires.  No final do século 17, os franceses, já instalados em Caiena, tentam estender seus domínios para além da fronteira sul. Foi aí então que os amapaenses, descendentes dos primeiros açorianos levados pela determinação do Marquês de Pombal de construir o Forte de Macapá, reuniram forças para fincar definitivamente a bandeira brasileira no solo amapaense”, destacou Renan.

Renan comemora os 70 anos de criação do Amapá - Foto: Jane de Araujo

Renan Calheiros  ressaltou ainda a  diversidade  do estado e a geografia da região. “O Amapá tem se firmado como uma terra que enche de orgulho a todos nós brasileiros. Tanto pela importância estratégica para o Brasil de sua geografia, e pela importância de sua biodiversidade para as ciências naturais de todo o mundo, quanto pelo valor de seu povo, representados aqui no Senado por Capiberibe, Randolfe e Sarney. Dessa forma parabenizo hoje o Amapá pelos 70 anos da criação do território, e a todos nós brasileiros por poder contar com o sua grandeza para o desenvolvimento e riqueza de nosso país”, afirmou o presidente do Senado.