Renan comemora 70 anos da justiça eleitoral

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prestigiou na noite desta quinta-feira (28), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sessão solene em comemoração aos 70 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral, que permaneceu fechada entre 1937 e 1945, durante o período conhecido como Estado Novo, do governo de Getúlio Vargas.
28/05/2015 23h10

Renan comemora 70 anos da justiça eleitoral. Foto: Jonas Pereira

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prestigiou na noite desta quinta-feira (28), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sessão solene em comemoração aos 70 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral, que permaneceu fechada entre 1937 e 1945, durante o período conhecido como Estado Novo, do governo de Getúlio Vargas. Getúlio extinguiu a Justiça Eleitoral, aboliu os partidos políticos existentes, suspendeu as eleições livres e estabeleceu eleição indireta para presidente da República, com mandato de seis anos. Desde a retomada dos trabalhos, em 1945, já foram realizadas 11 eleições diretas para presidente da República no Brasil.

Renan comemora 70 ano da justiça eleitoral. Foto: Jonas Pereira

Durante a cerimônia foi lançado um selo personalizado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) para homenagear a data, que contou com Renan Calheiros na obliteração do selo e carimbo. Esse selo deverá ser utilizado pelos órgãos da Justiça Eleitoral nas comunicações oficiais. Ao final da sessão houve o descerramento da placa comemorativa da reinstalação da Justiça Eleitoral, que será fixada na entrada do Plenário, no subsolo do edifício sede. Também participaram da solenidade a presidente da República, Dilma Rousseff; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski e do presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).