PNE traz ministro da Educação ao Senado

Durante a reunião, o ministro apresentou um panorama sobre a educação no país e falou sobre a importância do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece 20 objetivos a serem cumpridos até 2023.
24/06/2015 12h05

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu, nesta quarta-feira (24), o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Durante a reunião, o ministro apresentou um panorama sobre a educação no país e falou sobre a importância do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece 20 objetivos a serem cumpridos até 2023.

“Está completando um ano de PNE, que é um elemento fundamental da sociedade brasileira para desenvolver a educação. Então, este é um momento que temos que homenagear o Congresso Nacional por esta data”, declarou o ministro.

Presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reúne-se com o ministro da Educação. Foto: Jane de Araújo

O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei ordinária, prevista na Constituição Federal, que tem validade de dez anos. A partir do momento em que o PNE começa a valer, todos os planos estaduais e municipais de Educação devem ser criados ou adaptados de acordo com as diretrizes e metas estabelecidas por ele. Entre os desafios, estão a valorização do magistério e o investimento na formação de professores.

Prazo para apresentar o Plano de Educação nos estados e municípios termina hoje

O ministro da Educação falou também sobre o término do prazo dado pelo Ministério da Educação para que os executivos estaduais e municipais de todo o país sancionem os Planos de Educação. “Hoje de fato se completa o prazo, mas o MEC tem ajudado muito na discussão das leis e a preocupação principal do Brasil não é que as leis sejam aprovadas de qualquer jeito, mas que elas emanem de uma boa discussão”, declarou Janine.

Prazo para apresentar o Plano de Educação nos estados e municípios termina hoje. Foto: Jane de Araújo

O ministro falou também que acredita que até meados de julho, as leis já devem estar sancionadas. “Em questão de dias, metade dos municípios do Brasil vai estar com o seu Plano Nacional de Educação promulgado. Isso é um bom sinal. Mais alguns meses, o Brasil todo vai cumprir o seu dever”, disse o ministro.