Renan Calheiros ressalta contribuição dos Jovens Senadores

“Todos sabem que a juventude é o grupo que se renova sempre, que questiona; e que capta e transmite os desejos de mudanças com mais facilidade”, observou.
18/11/2014 13h05

O presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou nesta terça-feira (18) que o Programa Senado Jovem já resultou em contribuições concretas para os projetos em tramitação no Congresso. Renan participou da sessão especial de eleição da Mesa do Programa Senado Jovem e posse dos Jovens Senadores. Citou como exemplo de contribuição o Projeto de Lei do Senado (PLS) 556/2013, apresentado no ano passado, que concede incentivos fiscais, econômicos e creditícios para o desenvolvimento sustentável.

Renan Calheiros ressalta contribuição dos Jovens Senadores. Foto: Jane de Araújo

O PLS foi apresentado mediante trabalho conjunto e participativo dos jovens senadores de 2012 Ana Cristina Pinto (AC), Danilo dos Santos (BA), Douglas Frezza (SC) e Emanuella Silva (PA). De acordo com eles, a deficiência no fornecimento de energia elétrica e de água, no meio rural; e a ocupação e o uso indevido do solo, no meio urbano, geram uma série de problemas. “Entre esses, aqueles decorrentes de uma seca prolongada que resulta, como vimos neste ano em todo o estado de São Paulo, o racionamento de água, com sérios transtornos para a população”, observou Renan Calheiros.

O programa Jovem Senador, ressaltou Renan Calheiros, tem o objetivo de despertar participação política com o entrelace de novas gerações e visões de mundo. “Todos sabem que a juventude é o grupo que se renova sempre, que questiona; e que capta e transmite os desejos de mudanças com mais facilidade”, observou.

Outro projeto decorrente do Programa altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para dispor sobre a obrigatoriedade de inserção da Língua Brasileira de Sinais na educação básica. O terceiro projeto, também da área da educação básica, propõe criar o adicional de especialização e de desempenho para os profissionais do magistério público que atuam nesse segmento educacional. Ainda desta área é o projeto que institui atendimento psicológico ou psicopedagógico para estudantes e profissionais da educação.

Renan Calheiros ressalta contribuição dos Jovens Senadores. Foto: Jane de Araújo

A maior parte dos projetos manifestam preocupações com a educação e o meio ambiente. “Com muita satisfação recebemos as propostas de 2013 que já se encontram em tramitação. Duas delas, pela primeira vez na história, entrarão em votação no dia de hoje. Uma das propostas prevê a obrigatoriedade do reforço escolar para alunos que forem identificados com dificuldades até o primeiro trimestre de cada ano letivo. O outro projeto prevê como requisito para funcionamento das escolas a formação de professores de seu quadro docente”, comunicou Renan Calheiros.

O presidente do Senado destacou que a Casa está aberta para novos projetos, com a certeza de que ouvir as demandas dos jovens senadores deste ano irá  orientar no atendimento às futuras gerações. “Como disse no ano passado aos jovens senadores que aqui estiveram, esta é uma oportunidade única e especialíssima que devem aproveitar ao máximo. Milhares de jovens gostariam de estar no lugar de vocês agora. Agarrem essa chance usufruindo ao máximo de tudo que o Senado está proporcionando a vocês. Que as suas ideias, força de vontade, empenho, expectativas e sonhos contribuam para fazer um país melhor”,  declarou o presidente do Senado.

Renan Calheiros ressalta contribuição dos Jovens Senadores. Foto: Geraldo Magela

Os jovens senadores de 2014 são os vencedores do 7º Concurso de Redação para alunos do ensino médio de escolas estaduais de todos os Estados do Brasil.

 

Jovens Senadores de 2014