Renan inaugura painel eletrônico da CCJ

O novo sistema eletrônico de alta definição permitirá a exibição da presença dos senadores, as votações eletrônicas e apresentações audiovisuais nas audiências públicas.
06/05/2015 11h45

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), inaugurou na manhã desta quarta-feira (6), o painel eletrônico da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) como parte do programa de modernização das comissões.  O novo sistema eletrônico de alta definição permitirá a exibição da presença dos senadores, as votações eletrônicas e apresentações audiovisuais nas audiências públicas.

Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), inaugura painel eletrônico da CCJ. Foto: Marcos Oliveira

“A CCJ agora conta com as mesmas tecnologias colocadas à disposição da CAE já desde o final do ano passado. Cada senador tem à sua disposição computador de última geração, com tela sensível ao toque, onde poderá consultar a pauta eletrônica da comissão, dispensando a impressão de avulsos. Nessa mesma máquina será possível realizar votações abertas e examinar as matérias da pauta, bem como acompanhar notícias e mensagens eletrônicas”, declarou Renan.

Durante a solenidade, Renan Calheiros explicou que as votações secretas de autoridades serão realizadas por meio de urna eletrônica especialmente desenvolvida para esse fim, em parceria com a Câmara dos Deputados. “Também foram instalados, nas entradas das alas Alexandre Costa e Nilo Coelho, telões informando tudo que está ocorrendo em cada comissão, inclusive, quando for o caso, o item da pauta que está sendo deliberado”, ressaltou Renan.

Durante a solenidade, o presidente do Senado informou que o programa de modernização inclui a aquisição de painéis para o Plenário e para as demais comissões. O programa prevê também o fornecimento dos postos de votação, leitores de impressão digital e mais de 360 computadores para uso exclusivo dos Senadores no Plenário e nas comissões.

“Todas essas melhorias foram feitas a um custo total inferior a 4 milhões de reais, inteiramente custeados com recursos obtidos através da venda da folha de pagamentos ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal. Isso é a prova do nosso compromisso de fazer mais com menos. Triplicamos o investimento no Senado Federal, modernizamos seu funcionamento, sem com isso gastar recursos do orçamento da União”, disse Renan.