Renan apoia Maceió na busca por mais recursos para a saúde

26/03/2015 13h35

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reuniu em seu gabinete nesta quinta-feira (26), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e o ministro da saúde, Arthur Chioro. O prefeito espera conseguir mais recursos do Ministério para atender ações de média e alta complexidade da capital alagoana. “Maceió, durante o ano passado, aportou em recursos próprios, aproximadamente, R$ 1,8 milhão todo mês e nós chegamos a um limite, não temos mais condições de fazer esse aporte. Estamos solicitando ao ministério um aumento desse teto”, apelou Rui Palmeira.

Presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), apoia Maceió na busca por mais recursos para a saúde. Foto: Jane de Araújo

O prefeito explicou que o município tem ainda demandas judiciais de média e alta complexidade e o déficit mensal é de aproximadamente R$ 4,5 milhões. Os atendimentos que podem ser beneficiados abrangem “áreas da obstetrícia, oncologia e uma série de serviços e exames que o município arcou com recursos próprios durante determinado momento, mas, infelizmente, dada a situação financeira do município não há mais condições de fazê-lo”, reforçou Rui Palmeira, satisfeito com a garantia recebida: ”O ministro e o presidente Renan, sensibilizados, encaminham hoje ainda uma equipe do ministério para visitar além de Maceió, a cidade de Arapiraca.”

O ministro da Saúde enviou uma equipe técnica ao estado para identificar problemas que estão sendo enfrentados na oferta de serviços, recursos financeiros e para encontrar a melhor solução possível. “A gente ficou de conversar sobre valores num segundo momento, depois que se completar essa etapa de apropriação dos valores, apropriação da produção de serviços, de que tipo de serviço, atenção oncológica, atenção ao parto, sistema de urgência, emergências, as internações eletivas, enfim o conjunto de problemas que estão colocados não só em Maceió, porque nos interessa resolver também Arapiraca e o estado como um todo”, assegurou Chioro.