Renan anuncia novas funcionalidades do painel do Plenário

De acordo com Renan, entre as muitas funções, o novo painel passou a registrar a orientação das lideranças, permitindo ao senador, que acaba de entrar no Plenário, verificar como votou o partido ao qual pertence.
26/05/2015 21h20

Durante a sessão plenária desta terça-feira (26), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou novas funcionalidades do painel do Plenário. De acordo com Renan, entre as muitas funções, o novo painel passou a registrar a orientação das lideranças, permitindo ao senador, que acaba de entrar no Plenário, verificar como votou o partido ao qual pertence.

“O painel do Senado permite ainda que as votações simbólicas sejam feitas com base nas orientações adotadas pelas lideranças, computadas as presenças registradas no Plenário. Podemos ainda, registrar, no curso das votações nominais, aqueles senadores que registraram presença e que ainda não votaram, o que facilitará o trabalho das lideranças partidárias em votações sensíveis”, explicou o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Outra funcionalidade do painel do Plenário, anunciada pelo presidente Renan Calheiros, foi a implementação de uma nova rotina de segurança na coleta da biometria dos senadores. “A nova tecnologia permitirá também, muito em breve, o uso das digitais dos senadores nas votações ordinárias no Plenário do Senado, bem como a comunicação das presenças dos parlamentares no Plenário e nas comissões, integrando todos os diferentes sistemas em funcionamento nesta Casa Legislativa”, finalizou Renan.