Renan anuncia licença definitiva de estaleiro para Julho

“A licença definitiva é nossa prioridade neste momento para efetivamente instalar o estaleiro”, afirmou o presidente do Senado.
25/06/2014 12h10

O presidente do Senado, Renan  Calheiros (PMDB-AL), recebeu da ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, a garantia da liberação, em julho, da licença ambiental definitiva que vai permitir a instalação do Estaleiro EISA no município de Coruripe, a 80 km de Maceió.

A licença, inicialmente prevista para março, foi adiada porque o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) pediu estudos adicionais. Cumprida esta etapa, a licença definitiva que vai permitir a instalação do estaleiro é o próximo passo.

Renan anuncia licença definitiva de estaleiro para Julho. Foto: Jonas Pereira

“É, sem dúvida, uma informação que alegra a todos os alagoanos, uma vez que o estaleiro implica em novos investimentos capazes de transformar o perfil socioeconômico do Estado. Este investimento é, portanto, fundamental para o nosso desenvolvimento”, comemorou Renan Calheiros.

O Conselho do Fundo da Marinha Mercante priorizou o financiamento do estaleiro em Coruripe. O valor, de R$ 2 bilhões, já havia sido aprovado anteriormente; mas, com a demora na concessão da licença ambiental, o crédito precisou ser renovado. O empreendimento tem capacidade para gerar mais de cinco mil empregos diretos em Alagoas.

“A licença definitiva é nossa prioridade neste momento para efetivamente instalar o estaleiro”, afirmou o presidente do Senado. Durante a mesma audiência, Renan solicitou à ministra do Meio Ambiente a concessão emergencial de mais dez vagas de lanchas para acesso às piscinas naturais de Maragogi. A medida vai gerar mais 60 empregos diretos para os lancheiros e outras 120 vagas indiretas no setor de turismo.