PMDB oficializa Renan Calheiros como candidato à presidência do Senado

Depois da reunião, o senador Renan Calheiros agradeceu o apoio do PMDB e lembrou que o partido conquistou nas urnas o direito de indicar o nome para disputar a presidência da Casa.
30/01/2015 19h00

Em reunião na tarde desta sexta-feira (30), a bancada do PMDB decidiu indicar o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para concorrer à presidência do Senado. Renan Calheiros obteve apoio de 15 dos 19 senadores que compõem a bancada da legenda. Pela tradição, o partido com maior bancada indica o nome do senador que irá concorrer ao cargo de presidente da Casa.

PMDB oficializa Renan Calheiros como candidato à presidência do Senado. Foto: Jonas Pereira

Mesmo contrariando a decisão partidária, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) decidiu manter a intenção de se lançar na disputa pela presidência do Senado. Ele pretende oficializar sua candidatura em plenário. “O  Regimento permite uma candidatura avulsa, mas a indicação da bancada foi em torno do nome do senador Renan Calheiros”, observou o Líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

PMDB oficializa Renan Calheiros como candidato à presidência do Senado. Foto: Jonas Pereira

Depois da reunião, o senador Renan Calheiros agradeceu o apoio do PMDB e lembrou que o partido conquistou nas urnas o direito de indicar o nome para disputar a presidência da Casa. Calheiros pediu respeito à proporcionalidade partidária. Sobre a decisão do senador de Luiz Henrique (PMDB-SC) de se candidatar, o senador Renan Calheiros lembrou que o PMDB é um partido democrático.  “Com muita satisfação, recebi o apoio de 80% da bancada, tenho a dimensão histórica do que significa essa indicação. O PMDB é um partido grande, democrático, acabou de se manifestar por 15 dos 19 senadores de sua bancada, não há  divisão, é democracia”, afirmou Renan.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) destacou o papel histórico do Senado Federal na governabilidade e do PMDB como maior bancada da Casa. “É preciso aceitar as indicações dos partidos, o Congresso não caminha com projetos pessoais, com candidaturas avulsas, é fundamental não revogar as normas que fazem com que o parlamento caminhe. O momento histórico é importantíssimo, o PMDB tem exata dimensão dele, não pode haver caracterização de candidatura, isso estreita, apequena o papel do legislativo ”, alertou, Renan.

A eleição da nova Mesa Diretora do Senado  está marcada para o próximo domingo, 02 de fevereiro, às 15 horas. A votação é secreta.