Mobilização dos Poderes pela Reforma Política é inédita, diz Renan

“Esse esforço é inédito. Em nenhum momento nós mobilizamos os poderes da República dessa maneira em torno do assunto”, observou Renan.
25/06/2015 14h40

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi ao Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (25), conversar com a presidente da República, Dilma Rousseff, sobre a Reforma Política. Também participaram do encontro, o presidente da Comissão Especial da Reforma Política, senador Jorge Viana (PT-AC); o relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ao final, os senadores e o ministro Mercadante falaram em entrevista coletiva à imprensa sobre a reunião.Mobilização dos Poderes em torno da Reforma Política é inédita, diz o Presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Foto: Jane de Araújo

A conversa com a presidente faz parte de um esforço do presidente do Senado para garantir a aprovação da Reforma Política ainda em julho por meio um diálogo entre os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. “Esse esforço é inédito. Em nenhum momento nós mobilizamos os poderes da República dessa maneira em torno do assunto e é o que estamos fazendo agora”, observou Renan.

Na quarta-feira (24), a Comissão da Reforma Política se encontrou com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowsky, e na terça-feira (23), um jantar reuniu o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Tóffoli; os ministros do STF com assento no TSE, Luiz Fux e Gilmar Mendes; e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A intenção dos senadores é ampliar a Reforma feita pela Câmara em sintonia com os deputados federais. “O nosso esforço não é fazer um contraponto, é fazer uma Reforma”, disse Renan.

De acordo com Aloizio Mercadante, a presidente Dilma acolheu com entusiasmo o que ouviu dos senadores e o Executivo dará todo o apoio para o que for necessário nessa discussão. O senador Jorge Viana destacou que apesar da Reforma ser uma atribuição exclusiva do Parlamento, o que os parlamentares estão fazendo é ouvir todos os atores. “Estamos otimistas, achamos que o momento é esse. É um momento especial. O trabalho está sendo feito suprapartidário e também levando em conta as instituições e os Poderes”, disse Jorge Viana.

Romero Jucá informou que a Comissão Especial fará reuniões diárias, sempre às 14h30, a partir do próximo dia 30. Conforme as matérias forem aprovadas no colegiado, elas serão imediatamente encaminhadas ao presidente Renan para votação em Plenário. "A discussão aqui é uma discussão pautada para o futuro. A discussão do presente, a dificuldade econômica e a dificuldade política são questões que estão sendo tratadas, no momento oportuno, pelo Congresso e serão encaradas passo a passo", afirmou Jucá.

Renan voltou a defender a participação ativa dos partidos na vida política. “É preciso estabelecer critérios na Reforma para que os partidos funcionem permanentemente e que esse funcionamento não se dê apenas na hora de validar os candidatos”, afirmou. O presidente do Senado adiantou que os ex-presidentes da República, Fernando Collor, José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva vão ser ouvidos sobre as mudanças na política. Representantes da sociedade civil também vão ser convidados.

Mobilização dos Poderes em torno da Reforma Política é inédita, diz o Presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Foto: Jane de Araújo

“Há uma cobrança muito grande da sociedade com relação a essa Reforma. Principalmente sobre o financiamento de campanha, os custos. Precisamos dar transparência, estabelecer o que pode ser lançado como gasto, colocar limites para as doações se for o caso. Quando você não coloca limite, o doador pode se sentir tutor do candidato. A sociedade cobra transparência”, disse Renan Calheiros.