Maioria da população confia no Senado, diz pesquisa

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Sexta-feira, 12 de Abril de 2013
12/04/2013 00h00

O Jornal do Commercio de Pernambuco divulgou, nesta sexta-feira (12), o resultado de pesquisa realizada em parceria com o Instituto Maurício de Nassau, segundo a qual 62% dos entrevistados acreditam que os senadores contribuem para melhorar a vida das pessoas no Brasil. Apenas 23% responderam não à pergunta "Em sua opinião, o Senado Federal, através dos seus senadores, contribue para melhorar a vida das pessoas no Brasil?" e outros 15% não souberam ou não quiseram responder.

Um dos objetivos do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), à frente do Senado é aproximar cada vez mais o Legislativo da sociedade. Para tanto, Renan já promoveu o corte de 296 milhões no Orçamento do Senado com drástica redução da estrutura administrativa. Além disso, o presidente do Senado alinhou a pauta legislativa com a demanda exigida pela sociedade.

Em 2013, já foram promulgados pelo Congresso o fim do 14.o e 15. o salários para os parlamentares e a Emenda da Domésticas, que garantiu aos empregados domésticos os mesmos direitos trabalhistas das demais categorias. Projetos como o Estatuto da Juventude e a revisão do Código de Defesa do Consumidor ganharam prioridade na agenda do Senado.

Renan criou a Procuradoria da Mulher e a Secretária de Transparência, que garantirá o efetivo cumprimento pelo Senado da Lei de Acesso à Informação.

A pesquisa foi realizada em Recife, entre os dias 1º e 2 de abril, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado