Líderes entregam hoje a Renan Calheiros nomes dos novos integrantes das comissões

“Os líderes ficaram de entregar hoje a definição de quem irá assumir o comando das comissões e nós vamos publicar em seguida”, declarou Renan.
25/02/2015 11h40

Os líderes partidários do Senado se reúnem neste momento com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), para informar os nomes dos novos integrantes das comissões. “Os líderes ficaram de entregar hoje a definição de quem irá assumir o comando das comissões e nós vamos publicar em seguida”, declarou Renan.

Pela divisão combinada, o PMDB, partido com maior número de representantes no Senado, ficará com três comissões: Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Infraestrutura (CI) e Assuntos Sociais (CAS), cujos presidentes ainda não foram definidos.

O PT terá dois colegiados: Direitos Humanos (CDH), que deve ser comandada por Paulo Paim (RS), e Assuntos Econômicos (CAE), ainda sem definição.

O PSDB ficou com a Comissão de Relações Exteriores (CRE). O PSB deve assumir a Educação (CE) e o PSD terá o direito de comandar a Comissão de Meio Ambiente.

Como funciona a divisão das comissões

Os presidentes das comissões são escolhidos seguindo o princípio da proporcionalidade. A divisão é feita entre os partidos de acordo com o tamanho de cada bancada. Atualmente, 15 legendas são representadas no Senado Federal. O PMDB é o partido com a maior bancada, seguido pelo PT e PSDB.