Senado é essencial para reverter atual quadro negativo na sociedade, diz pesquisa

Pesquisa do DataSenado realizada entre os dias 3 e 20 de dezembro de 2013 revela que os brasileiros estão mais confiantes em relação ao futuro.
13/02/2014 17h10

Pesquisa do DataSenado realizada entre os dias 3 e 20 de dezembro de 2013 revela que os brasileiros estão mais confiantes em relação ao futuro. Dos 1.089 entrevistados, 50,6% disseram confiar que haverá nos próximos meses uma melhora na condição de vida. Dentre as pessoas ouvidas, 70% disseram que o papel do Senado Federal é fundamental para reverter o quadro negativo na sociedade.

O estudo faz parte de série histórica sobre condições de vida feita a cada semestre pelo DataSenado desde 2010. Os dados foram coletados pelo Alô Senado por telefone. O Congresso Nacional também foi apontado como “muito importante para a democracia” por 73,1% dos entrevistados, percepção que se mantém desde a primeira sondagem, há quatro anos. De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o “controle social nos ajuda a corrigir equívocos, a sanar vícios e aperfeiçoar eventuais distorções. Estamos fazendo nossa parte, mudando leis e também as práticas internas”.

A saúde, com 27,3% e segurança pública, com 22,6%, estavam no topo da lista das maiores preocupações do público ouvido. Em terceiro lugar figura a corrupção, apontada por 20,4% como ponto de maior preocupação. A pesquisa mostra um aumento na rejeição ao voto obrigatório e ao grande número de partidos políticos. Em dezembro de 2013, 81% dos entrevistados consideravam “prejudicial à democracia” o número de partidos políticos no país e 61% apontavam o voto obrigatório como “lesivo à democracia”.  Seis meses antes, em junho, os percentuais estavam em 50,8% e 59%, respectivamente.

Qual a sua maior preocupação hoje? Infográfico

Os índices demonstram que em um semestre melhorou a percepção dos entrevistados em relação ao quadro econômico. Em junho de 2013, 17,9% apontavam melhoria na própria condição econômica. Seis meses depois, o percentual apurado demonstrava maior otimismo, com um índice de 22,5%. Em junho de 2013, 35,6% disseram que a condição econômica tinha piorado. Seis meses depois, o índice havia caído para 29,9%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o nível de confiança é de 95%. Para Renan Calheiros “o Brasil está mudando e as instituições que não captarem este novo momento correm o risco de perderem credibilidade”.

Quanto o Senado pode te ajudar a resolver essa preocupação - Infográfico

 

Veja mais pesquisas do DataSenado