Nota de pesar do presidente Renan Calheiros pela morte de Mandela

Neste momento de dor e de pesar, o povo irmão da África do Sul conta com a plena solidariedade do povo brasileiro, representado no Congresso Nacional.
05/12/2013 21h15

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enviou nesta na quinta-feira (5), ao Presidente do Conselho Nacional de Províncias da África do Sul, M J Mahlangu, nota de pesar pela morte do ex-presidente Nelson Mandela, ocorrido no início da noite. Mandela morreu aos 95 anos devido aos graves problemas pulmonares causados pela tuberculose que contraiu em um período dos 27 anos em que ficou preso durante o regime de segregação racial naquele país. Veja a íntegra da nota.

 

Nota de pesar do presidente Renan pela morte de Mandela

"Foi com sentimento de profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-Presidente Nelson Mandela, Pai da Pátria Sul-Africana, defensor da liberdade e dos direitos humanos em todo o mundo. Em nome do Congresso Nacional e em meu próprio desejamos transmitir a Vossa Excelência, aos membros do Parlamento e ao povo sul-africano, amigo e parceiro do Brasil, nossas mais profundas condolências. A defesa incessante das causas mais nobres da humanidade pelo Presidente Mandela, sua estatura política e sua obra em prol da justiça e da democracia permanecerão, para sempre, na memória de todos os povos e nos anais da história contemporânea. Neste momento de dor e de pesar, o povo irmão da África do Sul conta com a plena solidariedade do povo brasileiro, representado no Congresso Nacional".

Renan Calheiros
Presidente do Senado Federal