Congresso faz sessão em homenagem aos 25 anos de criação do STJ

"O STJ constitui hoje, sem qualquer dúvida, motivo de legítimo orgulho por parte do povo brasileiro", enfatizou Renan.
08/04/2014 13h15

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou nesta terça-feira (8), de sessão solene do Congresso Nacional para comemorar os 25 anos de criação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).  Criado pela Constituição de 1988, o STJ é a corte responsável pela uniformização e interpretação das leis federais. A Corte absorveu os ministros e a estrutura do Tribunal Federal de Recursos (TFR), que foi substituído pelos cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs).

Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acompanha discurso do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) em homenagem aos 25 anos do STJ. Foto: Jane Araújo

Em discurso, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lembrou que o  STJ nasceu com uma missão muito maior: “a de servir à guarda do ordenamento jurídico infraconstitucional brasileiro”. Renan destacou que a instalação do Tribunal redefiniu a estrutura do Poder Judiciário brasileiro e facilitou a missão do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O desafio veio a viabilizar o redesenho da própria Suprema Corte, fato de que poucos se recordam. Isso porque finalmente foi possível ao Supremo Tribunal Federal dedicar-se plena e preferencialmente à missão de controle de constitucionalidade, aliviando-se do ônus da revisão da jurisprudência infraconstitucional”, afirmou Renan.

Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), discursa em sessão solene do Congresso Nacional que comemorou os 25 anos de criação do STJ. Foto: Jane Araújo

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ressaltou o volume de trabalho do STJ e a busca por soluções tecnológicas que agilizem o julgamento das ações e facilitem o acesso à Justiça, principalmente pelos mais pobres. Participaram da sessão solene o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o presidente do STJ, ministro Félix Fischer, o vice-presidente do STJ, ministro Benedito Gonçalves, e os autores do pedido de homenagem senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e deputado federal, Sandro Mabel (PMDB-GO).

“Próximo de atingir a incrível marca de quatro milhões de julgados, o Tribunal sempre investiu seus recursos no aprimoramento de um competente quadro de servidores e, da mesma forma, na modernização administrativa. Provavelmente, por isso é tida por todos os especialistas como a Corte que mais profundamente se envolveu com a utilização das novas tecnologias e, por isso mesmo, alcançou melhores resultados na adoção do processo judicial eletrônico. O STJ constitui hoje, sem qualquer dúvida, motivo de legítimo orgulho por parte do povo brasileiro”, enfatizou.

Renan Calheiros comentou, ainda, o trabalho desenvolvido pelo Congresso Nacional na revisão de diversos Códigos como o de Defesa do Consumidor e o Penal, instrumentos que auxiliam os magistrados brasileiros na aplicação das leis.

“O Congresso Nacional, por meio de suas duas Casas aqui representadas, estará sempre à disposição do Poder Judiciário para adotá-lo de instrumentos mais ágeis para o funcionamento da justiça brasileira. O Senado recebeu, há pouco, o texto do Código de Processo Civil revisado pela Câmara, ao qual daremos máxima celeridade, para entregar ainda este ano uma nova lei processual mais ágil e eficiente”, concluiu Renan.