Discurso anúncio dos 3 primeiros colocados do Projeto Jovem Senador. Em 08-10-2013

08/10/2013 14h31

Senhoras e senhores

É com imensa alegria que participo dessa cerimônia da escolha dos Jovens senadores.  Desde o início da minha carreira política sempre me preocupei com os jovens. Na época da Constituinte fui o autor da emenda que possibilitou o voto aos 16 anos. Comecei muito jovem a trilhar os caminhos da política,  sei da imensa importância que a participação do jovem tem na vida pública. O jovem é a energia nova e transformadora, é o olhar para frente que nos faz renascer.

É por isso que o Projeto Jovem Senador vem se firmando como um das iniciativas mais  importantes no Parlamento. Ela insere e traz o jovem para conhecer de perto o que nós fazemos no Congresso. É com grande satisfação que recebo vocês, os 27 escolhidos para serem os jovens senadores. Vocês são campeões, jovens cidadãos que nos enchem de orgulho.

Em sua sexta edição, o projeto Jovem Senador  seleciona,anualmente,  por meio de um concurso de redação, 27 estudantes para vivenciarem o trabalho dos senadores.  Podem participar,  os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade até 19 anos.

Em 2012, tivemos mais de 300 mil alunos de todo o Brasil inscritos na disputa. A vencedora, no ano passado, foi a minha conterrânea Layane Rayelly da Silva Barbosa, de 16 anos, aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Padre Aurélio Gois, no município de Junqueiro. Layane fez uma dissertação que relaciona a letra do Hino Nacional e os desafios que o Brasil e os “filhos” do município de Junqueiro têm em comum.

Aliás, hoje  tenho muita satisfação em informar, que em 2013, Alagoas bateu recorde de inscrições no Concurso Jovem Senador. Foram 12.760 redações inscritas no estado.

No total, mais de 26 mil  alunos e 300 professores da rede estadual foram mobilizados, números que significam um aumento de 70% em relação a 2012.

Neste ano, o tema da redação não poderia ser mais oportuno:  "Buscar voz para ter vez: democracia, cidadania e participação".

Participar da política, acompanhar o que fazemos é viver a cidadania, por isso a busca incansável do Poder Legislativo em ser cada vez mais mais transparente e aberto à sociedade.

Quero dizer a vocês jovens senadores, que o Senado está, cada vez, mais próximo da sociedade.

Votamos leis para a melhoria dos serviços essenciais, saúde, educação, transporte.  Recentemente, por exemplo, o Congresso aprovou e a presidente Dilma Rousseff já sancionou o projeto que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e outros 25% para a saúde. São mais recursos para dois setores essenciais do nosso Brasil. Direito a saúde e a educação de qualidade estão previstos na nossa Constituição e devem ser o objetivo de qualquer governo e também do Parlamento.

Também conseguimos aprovar aqui, com grande mobilização dos jovens, o Estatuto da Juventude.

Dar celeridade na aprovação do Estatudo da Juventude foi um dos meus objetivos à frente da presidência do Senado.  O Estatuto da Juventude estabelece uma série de garantias e direitos para a juventude brasileira. A matéria  tramitou por nove anos no Congresso Nacional. O Estatuto é a primeira legislação em nível constitucional a tratar a juventude como política de Estado. Serão beneficiados jovens entre 15 e 29 anos. Entre os direitos assegurados pela lei está a meia-entrada em eventos culturais a jovens estudantes ou comprovadamente carentes.

Outro debate importante que temos no Senado é a questão do passe escolar. Hoje, cerca de 3 milhões e 600 mil estudantes pagam meia passagem para ir à escola. Estamos buscando uma fonte de financiamento permanente para garantir tarifa zero a todos os estudantes. Deve ser função do estado, além de assegurar o acesso à  educação, também garantir o transporte gratuito até a escola.

Meus amigos jovens senadores, sejam bem vindos ao Senado. Que a sagacidade e a juventude de vocês nos deixem boas iniciativas legislativas. Que o aprendizado renda frutos e desperte em vocês a paixão pela política, para que, quem sabe no futuro,  vocês  possam voltar, eleitos  pelo povo , porque acima de tudo, política é vocação.