Oposição não descarta derrubar veto ao reajuste salarial dos servidores do Judiciário — Rádio Senado
Servidores

Oposição não descarta derrubar veto ao reajuste salarial dos servidores do Judiciário

A presidente Dilma Roussef vetou nessa terça-feira (21) o aumento para os servidores do Poder Judiciário aprovado pelo Congresso Nacional (PLC 28/2015). A equipe econômica argumentou que a correção, que variava entre 56,4 e 78,6%, contraria o ajuste fiscal por provocar um gasto de quase R$ 26 bilhões nos próximos quatro anos.

A oposição não descarta derrubar o veto da presidente. Segundo o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) os servidores do Judiciário estão sem reajuste há 9 anos. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) defende cautela na discussão sobre uma eventual derrubada do veto. Para Gleisi, a retomada das negociações entre o Executivo e o Judiciário chegará a uma solução para o problema da falta de reajuste dos servidores.

22/07/2015, 13h47 - ATUALIZADO EM 22/07/2015, 15h12
Duração de áudio: 02:00
Ana Volpe/Agência Senado

Transcrição
LOC: A OPOSIÇÃO NÃO DESCARTA DERRUBAR O VETO AO REAJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO. LOC: A BASE ALIADA DEFENDE QUE O CONGRESSO NACIONAL AGUARDE A RETOMADA DAS NEGOCIAÇÕES ENTRE O EXECUTIVO E O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. AS INFORMAÇÕES SÃO DE HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: Antes mesmo de o Plenário concluir a votação do projeto que trata do reajuste salarial dos servidores do Judiciário no final de junho, as principais lideranças do governo já anunciavam o veto, que acabou publicado no Diário Oficial da União. A equipe econômica argumentou que a correção, que variava entre 56,4 e 78,6%, contraria o ajuste fiscal por provocar um gasto de quase R$ 26 bilhões nos próximos quatro anos. O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, não descarta a possibilidade de o Congresso Nacional derrubar o veto em setembro. Apesar dos apelos do governo, ele lembrou que os servidores do Judiciário estão sem reajuste há 9 anos. (Flexa) Se eles não chegarem a um entendimento com o Executivo, evidente que o Congresso, os parlamentares serão pressionados para praticarem um ato de justiça derrubando o veto da presidente. Isso ocorrerá daqui a pouco mais de 30 dias. REPÓRTER: A senadora Gleisi Hoffmann do PT do Paraná defendeu cautela na discussão sobre uma eventual derrubada do veto. Ela destacou a retomada das negociações entre o Executivo e o Judiciário para resolver o problema da falta de reajuste dos servidores. (Gleisi) O governo, parece-me, que tinha aberto um processo de negociação com o Judiciário. Antes de falar sobre qualquer postura do Legislativo, temos que esperar que essas conversas no âmbito do Executivo e do Judiciário possam terminar. Vamos ter que esperar primeiro o Executivo fechar as conversas com o Judiciário para só depois o Legislativo tomar a sua decisão. REPÓRTER: Uma das propostas do Ministério do Planejamento é conceder um reajuste de 21,3% a ser pago em quatro parcelas. A mesma correção valerá para os servidores do Executivo.

Ao vivo
00:0000:00