Dia 2 de dezembro pode se tornar data nacional para marcar importância do estudo da Astronomia — Rádio Senado
Propostas

15/03/2016, 17h16 - ATUALIZADO EM 15/03/2016, 17h16
Duração de áudio: 01:12
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O DIA DOIS DE DEZEMBRO PODERÁ SE TORNAR UMA DATA NACIONAL PARA MARCAR A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA ASTRONOMIA. LOC: UMA PROPOSTA COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADA NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E SEGUE PARA O PLENÁRIO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. TÉC: O dia 2 de dezembro foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Astronomia para comemorar o Dia Nacional da Ciência por ser a data de nascimento de D. Pedro II, que era um amante da ciência e um astrônomo amador, e recebeu o título de “Patrono da Astronomia no Brasil”. A relatora do projeto, senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, destacou a importância da contribuição da astronomia para o desenvolvimento de outras ciências, como a Física, a Química, a Biologia, a História, a Geografia, a Navegação, e mesmo no cotidiano. (Regina Sousa) No dia a dia, a astronomia participa de nossas vidas de maneira intensa e inexorável. O suceder dos dias e das noites, a divisão do tempo em horas, minutos e segundos, o calendário do ano de 365 dias, seus meses e semanas, estações do ano, marés, auroras polares, e até mesmo a vida em nosso planeta – sustentada pela energia que recebemos do Sol – são temas exaustivamente estudados e, às vezes, determinados, pela astronomia. Diante disso, é sem dúvida justa e meritória a iniciativa de instituir data nacional no sentido de propiciar maior conhecimento por parte da sociedade brasileira sobre a importância do estudo da Astronomia. (Repórter) O projeto teve origem na Câmara dos Deputados e já foi aprovado naquela Casa. Depois de passar pelo plenário do Senado, ele precisa apenas da sanção presidencial para virar lei. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso. PLC 8/2015

Ao vivo
00:0000:00