Ações de combate ao Aedes aegypt poderão ser financiadas pela repatriação de recursos do exterior — Rádio Senado
Comissões

Ações de combate ao Aedes aegypt poderão ser financiadas pela repatriação de recursos do exterior

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypt poderão ser financiadas com recursos vindos da repatriação de recursos do exterior. É o que prevê o relatório aprovado na comissão mista (CMMPV) que analisou a Medida Provisória 712 de 2016. A proposta prevê ações de combate ao mosquito em todo o país.

O relator da matéria, deputado Newton Cardoso (PMDB – MG) decidiu incluir no texto a criação do Programa Nacional de Apoio ao Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes, o Pronaedes e as fontes de renda para o financiamento do programa: dinheiro arrecadado com a repatriação de recursos no exterior e o financiamento de pessoas físicas e jurídicas por meio da dedução do Imposto de Renda, quando há apoio a projetos ligados ao programa.

27/04/2016, 14h38 - ATUALIZADO EM 28/04/2016, 18h20
Duração de áudio: 02:06

Transcrição
LOC: AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPT PODERÃO SER FINANCIADAS COM RECURSOS VINDOS DA REPATRIAÇÃO DE RECURSOS NO EXTERIOR. LOC: É O QUE PREVÊ O RELATÓRIO APROVADO NA COMISSÃO MISTA QUE ANALISOU A MEDIDA PROVISÓRIA 712 DE 2016. A PROPOSTA PREVÊ AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO EM TODO O PAÍS. REPÓRTER PAULA GROBA. TÉC: Pelo texto aprovado, as autoridades sanitárias ficam autorizadas a fiscalizar imóveis fechados ou abandonados que sejam possíveis focos do mosquito Aedes aegypt, mesmo sem a autorização dos donos. O relator, deputado Newton Cardoso Junior, do PMDB de Minas Gerais, acrescentou vários dispositivos ao texto original, propondo, entre as medidas, a criação do Programa Nacional de Apoio ao Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes, o Pronaedes. O objetivo do programa, segundo o relator, é financiar projetos de combate ao mosquito por meio de investimentos em saneamento básico, aquisição de vacinas e ampliação de centros Especializados em Reabilitação. O relator decidiu incluir no texto as fontes de renda para o financiamento do programa: dinheiro arrecadado com a repatriação de recursos no exterior. Newton Cardoso ainda sugere outra fonte de renda: o financiamento de pessoas físicas e jurídicas por meio da dedução do Imposto de Renda quando há apoio a projetos ligados ao Pronaedes. (CARDOSO) No caso das pessoas jurídicas, dos 6% de limite, 1,5% seja dedicado ao Pronaedes. No caso das pessoas físicas, dos 4% de dedução fiscal, 1% possa ser utilizado para o Pronaedes. (Repórter) A proposta ainda prevê que multas em dobro serão aplicadas a donos de imóveis que sejam notificados mais de uma vez. E ainda, a permissão para o uso de aeronaves de pulverização para o controle do mosquito. O presidente da comissão, senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, afirmou que o Congresso aperfeiçoou o texto vindo do governo após ouvir vários setores ligados ao combate ao mosquito. (PAULO BAUER) O Congresso Nacional fez melhor do que fez o Executivo. Nós conseguimos aqui produzir um texto que, se aprovado, se constituirá num documento que vai orientar as ações no Brasil para o combate deste mal (Repórter) A proposta segue agora para votação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Ao vivo
00:0000:00