Você está aqui: Página Inicial Conselho Editorial
Ferramentas Pessoais
Acessar

Conselho Editorial

Informações Institucionais

O Conselho Editorial do Senado Federal, presidido pelo Senador Edison Lobão, cumpre com sua atribuição de publicar obras fundamentais da cultura brasileira de caráter econômico, social, político e histórico.

A proposta do Conselho é privilegiar estudos de grandes autores que trazem ampla e densa análise sobre o Brasil. O Conselho Editorial do Senado Federal ora edita obras inéditas, ora republica outros títulos de grande interesse cultural que estão há anos – ou décadas - fora dos catálogos das editoras comerciais.

As obras do Conselho Editorial, em sua maioria, contam com prefácios ou apresentações, aparato crítico, notas elucidativas, e o apoio de índices onomásticos. Além de serem editadas segundo cuidadosa revisão e rigoroso estabelecimento de texto.

A participação do Conselho Editorial nas feiras e bienais de livros em todo o Brasil e a manutenção de um link na página eletrônica de publicações do Senado Federal auxiliam na divulgação das obras editadas, na ampliação do número de leitores e na democratização do acesso à cultura e à informação.

Dentro dessa filosofia, que privilegia estudos sobre nossa formação, o Conselho Editorial do Senado Federal busca preencher a lacuna na bibliografia brasileira fundamental: ora editando obras inéditas, ora republicando outras há anos fora do catálogo das editoras, sem acesso fácil ao público.

Ao buscar textos de relevância histórica, resgata-os para dar ciência aos interessados em cultura brasileira e atender a uma demanda cada vez mais exigente dos pesquisadores. As obras do Conselho Editorial são editadas a partir de um cuidado de revisão e editoração acuradas. Em sua maioria, contam com prefácios ou apresentações, aparato crítico, notas elucidativas, e o apoio de índices onomásticos.

Composição do Conselho Editorial

Criado pela Mesa Diretora em 31.1.1997, edita obras de valor histórico e cultural e de importância relevante para a compreensão da história política, econômica e social do Brasil e reflexão sobre os destinos do país.

Regimento Interno

Presidente: Senador Edison Lobão

Vice-Presidente: Joaquim Campelo Marques

Conselheiros: Carlos Henrique Cardim


Contato


Conselho Editorial do Senado Federal
Secretaria de Editoração e Publicações
Praça dos Três Poderes - Av. N2 - Unidade de Apoio III
70165-900 Brasília - DF
email: cedit@senado.gov.br

Livraria do Senado Federal