Internado com covid-19, José Maranhão segue de licença médica por mais 120 dias

Da Redação | 08/01/2021, 17h04

Internado desde o dia 3 de dezembro em razão da covid-19, o senador José Maranhão (MDB-PB) seguirá de licença médica por mais 120 dias. Foi apresentado na última quinta-feira (7), novo pedido de licença (REQ 1/2021) de seu mandato no Senado, para o período de 6 de janeiro a 7 de maio. O parlamentar está no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, com pneumonia viral ocasionada pela covid-19. De acordo com o último boletim médico, o estado de saúde do senador é estável, mas delicado. Ainda não há previsão de alta para o parlamentar, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).   

José Maranhão é o senador mais velho da atual legislatura, ele tem 87 anos, é presidente do MDB na Paraíba, e começou sua carreira política em 1955 como deputado estadual. Atualmente, cumpre seu segundo mandato no Senado Federal, foi eleito em 2014. O parlamentar tem em sua carreira política mandatos como deputado estadual, deputado federal, vice-governador e foi três vezes governador da Paraíba. 

Suplente

Como este novo pedido de licença médica é válido por 120 dias, é necessário que a primeira-suplente do senador, Nilda Gondim (MDB-PB), assuma a vaga no Senado durante o período de afastamento do parlamentar. O primeiro requerimento de licença médica de José Maranhão foi feito em dezembro do ano passado e era válido por 24 dias, ocasião em que não há a necessidade de a primeira-suplente assumir interinamente. 

Nilda Gondim foi deputada federal entre 2011 e 2015, também atuou como presidente do Núcleo do MDB Mulher na Paraíba e foi presidente regional do partido em Campina Grande, na Paraíba. Ela é mãe do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), que atualmente está licenciado, e do ex-senador Vital do Rêgo Filho, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)