Plínio Valério defende taxação de grandes fortunas

Da Rádio Senado | 15/12/2020, 15h50

Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu a aprovação do projeto dele que institui o imposto sobre grandes fortunas (PLP 183/2019), já previsto na Constituição.

Na opinião dele, o dinheiro arrecadado com a cobrança desse tributo vai ser muito útil durante a pandemia e deve ser usado para dar apoio aos desempregados e também em investimentos nas áreas sociais, como saúde.

Ao reconhecer que a proposta divide opiniões, ele afirmou que o imposto é uma forma de os bilionários retribuírem aos contribuintes brasileiros, especialmente aos mais pobres, o dinheiro gasto pelo Estado para construir a infraestrutura usada ao longo dos anos para enriquecerem.

Plínio lembrou ainda que, recentemente, a Argentina aprovou uma proposta semelhante, e aproveitou para rebater os argumentos de quem alega que a tributação de grandes fortunas vai provocar a fuga de investidores do país.

— Isso é conversa fiada. Um leitor fez uma pergunta: "se todos os países adotassem a taxação de grandes fortunas, para onde o capital correria?". O nosso projeto também envolve os bens imóveis. Como é que você vai transferir imóveis? Então essa questão de dizer que o capital vai evadir, isso é balela, não é verdade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)