Girão pede que sociedade pressione STF contra reeleição para mesas do Congresso

Da Rádio Senado | 02/12/2020, 16h22

Em pronunciamento nesta quarta-feira (2), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) fez um apelo para que a sociedade se mobilize e pressione os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a votarem contra a possibilidade de reeleição, na mesma legislatura, dos atuais presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

A questão será decidida na próxima sexta-feira (4), quando os ministros julgarão uma ação que questiona essa possibilidade. Para Eduardo Girão, esse assunto nem deveria ser analisado pelo STF, uma vez que o texto constitucional é claro ao impedir a reeleição.

O senador lamentou ainda que haja rumores de que os ministros votarão favoravelmente à possibilidade de reeleição dos atuais ocupantes dos cargos. Para Girão, se isso acontecer, a democracia brasileira será enfraquecida.

— Ainda mais, com as demandas da sociedade que esses dois presidentes têm engavetado sistematicamente. Por quê? Para mim, é um poder protegendo o outro. Então o Senado, que deveria investigar alguns ministros do Supremo, não investiga. E também o Supremo, que deveria investigar alguns senadores, não investiga, por causa do famigerado projeto que acaba com o foro privilegiado, que está parado na Câmara dos Deputados [PEC 10/2013].

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)