Portal e-Cidadania lança oficina de criação de ideias legislativas nas escolas

Da Redação | 05/11/2020, 19h21

O portal e-Cidadania está oferecendo a professores a Oficina Legislativa, programa de atividades em classe destinada a aproximar os alunos do processo parlamentar e mostrar as etapas de criação de ideias legislativas. Depois de discussão e votação entre os alunos, suas ideias poderão ser debatidas pelos senadores e eventualmente transformar-se em leis.

Na Oficina Legislativa, os professores apresentarão conteúdo fornecido pelo e-Cidadania em cinco aulas: exposição do professor sobre a oficina, explicação sobre política e formação dos grupos; redação das ideias legislativas; redação dos relatórios sobre as ideias legislativas; discussão e votação das ideias; e apresentação das ideias publicadas no Portal e-Cidadania. Cada aula dura cerca de 50 minutos. Ao fim do ciclo, os professores receberão uma declaração que incluirá as ideias apresentadas pelos alunos e a carga horária estimada para preparação e realização da oficina.

O conteúdo, indicado para turmas a partir do oitavo ano do ensino fundamental, abrange conhecimentos como linguagem, computação, história, geografia, filosofia, sociologia e redação. Na apresentação das ideias legislativas, os professores avaliarão a criatividade, a oralidade e o desempenho em trabalhos em grupo, e também verificarão se as ideias respeitam os termos de uso do e-Cidadania.

As ideias geradas na Oficina Legislativa serão cadastradas na página das Ideias Legislativas do e-Cidadania, sob o nome do aluno autor, da mesma forma que as ideias apresentadas pelos cidadãos e abertas para consulta durante quatro meses: ao receber 20 mil apoios dos usuários cadastrados no portal, a ideia se tornará uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos senadores. Até o momento, segundo o portal, 27 ideias legislativas foram transformadas em projetos de lei ou em propostas de emenda à Constituição. 

A oficina pode ser acessada pelo endereço http://www.senado.leg.br/oficinalegislativa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)