Senadores celebram o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Da Redação | 23/10/2020, 18h28

Nesta sexta-feira (23) os senadores se manifestaram nas redes sociais para destacar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado anualmente em 23 de outubro. Essa data foi escolhida em homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, considerado o “pai da aviação” e patrono da Aeronáutica, que em 23 de outubro de 1906 realizou o primeiro voo da história, na França, a bordo do 14-Bis.

Ao registrar sua homenagem, o senador Telmário Mota (Pros-RR) lembrou que a data também celebra os profissionais que pilotam aviões comerciais, de transporte ou privados. “As pessoas que, assim como Santos Dumont, o pai da aviação, se arriscam nos céus e levam os passageiros aos seus destinos em uma das invenções mais maravilhosas do século XX. Parabéns a todos pelo amor à pátria e à profissão”, publicou ele.

Os senadores Romário (Podemos-RJ) e Marcio Bittar (MDB-AC) parabenizaram os profissionais da aviação e o trabalho da Força Aérea Brasileira. “O céu não era o limite, era apenas o começo. Meus parabéns a todos esses profissionais admiráveis”, publicou Romário.

Os 114 anos do primeiro voo realizado por Santos Dumont também foram lembrados por Alvaro Dias (Podemos-PR): “Parabéns aos aviadores brasileiros. Parabéns à nossa Força Aérea”.

Celebração

Em comemoração ao Dia do Aviador, o Comando da Aeronáutica apresentou nesta sexta-feira (23) os novos caças multimissão F-39E Gripen, importados da Suécia — como parte de um acordo de transferência de tecnologia militar. A apresentação aconteceu na Base Aérea de Brasília.

Durante a celebração, o senador Jorginho Mello (PL-SC) foi um dos homenageados pelo presidente Jair Bolsonaro com a Ordem do Mérito Aeronáutico.

“Estou me sentindo muito honrado em receber a Ordem do Mérito Aeronáutico pelos serviços prestados ao Brasil. Orgulho em representar Santa Catarina nesta homenagem”, registrou o senador em seu perfil no Twitter.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)