Projeto prevê hospitais de campanha funcionando até vacinação contra covid

Da Redação | 08/10/2020, 11h12

A senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) apresentou ao Senado  projeto que proíbe a desativação dos hospitais de campanha enquanto não estiver disponível, nas cidades em que foram implantados, ampla vacinação contra o coronavírus (PL 4.844/2020). A senadora está preocupada porque diversas secretarias estaduais e municipais de saúde já estão desativando essas estruturas, o que "pode provocar rápida desassistência da população, principalmente porque a pandemia ainda se encontra em pleno desenvolvimento".

Rose ainda destaca que "os hospitais de campanha são muito importantes para o desafogo da rede pública" em grandes cidades, tendo sido uma estratégia adotada contra o coronavírus não só aqui no Brasil, mas também em países como China e EUA.

Leitos permanentes

O projeto de Rose se soma a outro, também apresentado pela senadora, que torna permanentes os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) instalados durante a pandemia de covid-19. PL 4.462/2020 determina que os leitos incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS) para atender os pacientes infectados pelo coronavírus não poderão ser desmontados mesmo após o encerramento da pandemia de coronavírus. Mais de 13 mil leitos foram habilitados em 434 municípios em 2020 e quase R$ 2 bilhões foram repassados pelo governo federal com essa finalidade.

Ainda não há previsão para votação dos projetos, que podem, conforme decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ouvidas as lideranças partidárias, seguir direto para votação em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)