Kátia Abreu pede ao Itamaraty informações sobre custos de embaixadas

Augusto Castro | 28/09/2020, 15h39

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) apresentou requerimento à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) nesta segunda-feira (28) para que o chanceler Ernesto Araújo, titular do Ministério das Relações Exteriores (MRE), apresente informações sobre o custo total das embaixadas e consulados do Brasil e as respectivas informações sobre comércio exterior e balança comercial.

A senadora solicita que o ministro envie dados com o custo total das embaixadas e consulados, com recursos humanos detalhados por salário médio, quantidade e demais despesas de custeio. O Itamaraty também deverá informar sobre o comércio exterior e a balança comercial com cada país.

Durante a reunião da CRE que sabatinou diplomatas na semana passada, Kátia foi relatora da indicação para Botsuana e disse que o Brasil tem essa embaixada desde 2007, mas até hoje o comércio entre ambos os países é insignificante.

Eu espero também que, na reforma administrativa, em respeito a todos os nossos diplomatas, aos nossos embaixadores, que têm tanto preparo e competência para estar em vários lugares do mundo, nós possamos fazer uma revisão do número de embaixadas e consulados de acordo com sua produtividade e retorno em interesses comerciais e, claro, interesses políticos. Espero que a reforma administrativa possa chegar, nesse sentido, ao Itamaraty — disse a senadora na ocasião.

Ela acrescentou que a reforma administrativa também precisa deixar mais transparente o modo como são selecionados os embaixadores do Brasil para trabalhar no exterior. 

— Tenho denúncias de vários diplomatas de que nunca aconteceu no Itamaraty o que está acontecendo agora, a interferência política, especialmente de pessoas de fora do país, que moram nos Estados Unidos, brasileiros como o senhor Olavo de Carvalho, uma ingerência total e absoluta e um clima de terror dentro do Itamaraty, principalmente com os mais antigos de casa, que estão se aposentando até mesmo antes da hora, por não estarem aguentando o clima vivido no Itamaraty hoje — relatou a senadora aos colegas da CRE.

Na justificação de seu requerimento de informações, Kátia diz que a evolução do comércio exterior e o desenvolvimento estratégico da diplomacia são essenciais para o país, mas afirma que o atual cenário de crise mundial requer que as nações olhem mais para as demandas domésticas, como a melhora dos gastos públicos.

Kátia Abreu afirma que as informações requeridas vão proporcionar um estudo aprofundado sobre os dados orçamentários do Itamaraty “e os respectivos comparativos com a evolução, na última década, do comércio exterior nacional e dos fluxos comerciais em relação aos demais países”. 

“A observação mais imediata e de curto prazo dos resultados econômicos e comerciais e os respectivos orçamentos são importante termômetro que precisa ser analisado com proximidade a fim de verificar até que ponto tais gastos e investimentos públicos do Brasil têm resultado em avanços comerciais importantes (balança comercial e fluxo de comércio), com ganhos efetivos para o Brasil e sua população. Assim, é salutar aprofundar o estudo sobre essas informações com o objetivo de modernizar a política externa brasileira e contribuir para o desenvolvimento e influência do Brasil no cenário internacional, inclusive do ponto de vista econômico e financeiro”, afirma Kátia Abreu na justificação do requerimento. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)