Curso sobre defesa nacional e Legislativo começa na segunda-feira com aula magna

Da Comunicação Interna | 23/09/2020, 18h02

Na segunda-feira (28), às 10h30, será realizada a aula magna que vai dar início ao curso de extensão “A Defesa e o Legislativo”. A aula será ministrada pelo senador Fernando Collor (Pros-AL) e será semipresencial. Collor irá participar de forma remota, em tempo real, e alunos participarão da sede da Escola Superior de Guerra (ESG), seguindo todos os protocolos de segurança, em virtude da pandemia da covid-19.  

O curso, gratuito, terá a duração de dois meses e irá apresentar os conceitos da Defesa Nacional, bem como analisar o papel do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, incluindo os Projetos Estratégicos e a Base Industrial de Defesa.

A primeira edição é direcionada a servidores das comissões de Relações Exteriores do Senado e da Câmara e da Comissão Mista de Inteligência, além dos gabinetes de parlamentares que as compõem. As próximas edições do curso serão oferecidas a interessados dentro e fora do Congresso Nacional.

A certificação será da Escola de Governo do Senado Federal (Interlegis/ILB), credenciada pelo MEC com nota 4 de 5 para a realização de cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância.

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, um dos palestrantes para a capacitação, destacou que "essa será a primeira iniciativa voltada a discutir a relação entre defesa nacional e o Poder Legislativo. E servirá como semente para estreitamento interinstitucional e criação de cursos futuros".

Para o coordenador de Educação Superior do Interlegis, Floriano Filho, o curso "vai permitir uma melhor compreensão de temas da defesa nacional que se relacionam com o desenvolvimento do Brasil e com aspectos do sistema político e das relações internacionais".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)