Davi Alcolumbre faz avaliação positiva das sessões remotas no Senado

Da Redação | 22/09/2020, 18h00

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, fez uma avaliação positiva das sessões remotas que vêm sendo realizadas no Senado desde o mês de março. Ao abrir a sessão desta terça-feira (22), realizada de forma semipresencial, ele lembrou que o Senado foi pioneiro na iniciativa de buscar alternativas que fossem, ao mesmo tempo, eficientes para o processo legislativo e seguras para a saúde de servidores e parlamentares.  

— O Senado foi o primeiro parlamento do mundo a realizar deliberações 100% remotas, seguras e transparentes — declarou.

Segundo Davi, já foram realizadas 55 sessões de forma remota na Casa, com a deliberação de 129 matérias — com destaque para três propostas de emendas à Constituição (PECs) e quase 40 medidas provisórias (MPs). No Congresso Nacional, ressaltou ele, foram outras nove sessões, com a votação de 38 matérias.

Davi destacou que as sessões semipresenciais, que foram iniciadas nesta semana, são um novo desafio para o Senado, com votações em totens especialmente criados para este fim. A ideia é seguir as recomendações de distanciamento, como forma de evitar o contágio e a propagação da covid0-19, e viabilizar a forma secreta de votação de autoridades, conforme previsão constitucional.

— Todas as providências foram adotadas para garantir a segurança dos senadores e das equipes do Senado, minimizando o máximo possível o risco de contaminação, mas também garantindo aos senadores o direito de deliberar — afirmou.

Davi ainda agradeceu o empenho dos senadores em relatar matérias importantes, mesmo com pouco tempo para a formalização dos relatórios. Ele também agradeceu o apoio das lideranças partidárias na elaboração das pautas e dos calendários de votação, e o serviço dos servidores do Senado, que tomaram as providências para a realização das sessões de forma remota ou semipresencial.

— Agradeço aos senadores que vieram a Brasília neste chamamento [para as votações desta semana] e também àqueles que, por estarem em grupos de risco, continuarão participando ativamente de maneira remota — disse o presidente do Senado.

Mortes

Davi afirmou que a continuidade das votações durante a pandemia, mesmo de forma de remota, é um “êxito” que merece ser comemorado. Ele ponderou, no entanto, que essa situação demonstra “o tamanho da dificuldade” que a pandemia impôs ao mundo e ao Brasil. Ele lembrou que mais de 130 mil pessoas já morreram no Brasil por conta da covid-19, mas ressaltou que o fato de o Senado seguir trabalhando é uma forma de ajudar o país a enfrentar este momento “tão difícil, tão triste e tão desafiador”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)