Especialistas falam sobre prevenção ao suicídio no TV Senado Live

Da Redação | 16/09/2020, 11h11

Suicídio é um problema que preocupa o mundo inteiro, e a campanha nacional Setembro Amarelo propõe dar visibilidade ao tema e alertar a população. No TV Senado Live desta sexta-feira (18), a psicóloga Karen Scavacini, da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio, e a voluntária Luiza Montenegro, do Centro de Valorização da Vida (CVV), participam de um bate-papo ao vivo sobre o assunto.

A estimativa é de que uma pessoa tire a própria vida a cada 40 segundos no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde divulgados em 2019. Muitas vezes, os casos estão ligados a transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Em 2020, o alerta para as doenças mentais foi redobrado devido à chegada do novo coronavírus e à necessidade do isolamento social. Com a covid-19, também veio o medo de uma doença desconhecida.  

Em um momento de grande pressão emocional, o CVV se adaptou para manter os serviços. O centro, destinado a ouvir as pessoas e dar apoio, recebe cerca de 250 mil ligações mensalmente. Dali saem palavras que acalmam e salvam vidas.  

Para entender melhor o tema e tirar dúvidas, as especialistas vão responder ao vivo perguntas da população. As questões podem ser enviadas pelas redes sociais da TV Senado e pelo portal e-Cidadania. O programa será transmitido, ao vivo, pela TV e pelos canais da emissora no Facebook, Twitter e YouTube.  

Sobre o TV Senado Live 

O TV Senado Live é o mais novo programa da emissora. Todas as sextas-feiras, às 10h, os jornalistas trazem um bate-papo ao vivo com especialistas sobre os mais variados temas da atualidade. As dúvidas dos telespectadores e internautas são respondidas em tempo real pelo entrevistado. Assista a outras edições aqui.

TV Senado Live

Nesta sexta-feira (18) às 10h, ao vivo
Participe enviando suas perguntas por meio das redes sociais
Facebook: www.facebook.com/tvsenado
Instagram: www.instagram/tvsenado
Twitter: www.twitter.com/tvsenado
e-Cidadania: https://www12.senado.leg.br/ecidadania

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)