Humberto Costa vê incompetência na gestão da economia e critica proposta de Orçamento

Da Rádio Senado | 01/09/2020, 20h32

Em pronunciamento nesta terça-feira (1), o senador Humberto Costa (PT-PE), acusou o governo federal de total incompetência na gestão da pandemia da covid-19 e na condução da política econômica. Ele criticou também a proposta do Orçamento para 2021 (PLN 28/2020), que já chegou ao Congresso. 

De acordo com o parlamentar, o projeto mostra uma clara falta de prioridades adequadas para os gastos públicos. Ele criticou que somente seja prevista a correção do salário mínimo pela inflação, ao contrário, ressaltou, da política dos governos do PT, que garantia ganhos reais para reduzir a desigualdade e melhorar as condições de vida da população. Humberto Costa lembrou que áreas sociais importantes não têm previsão de gastos expressivos e deu vários exemplos. 

— O próprio governo que prevê o programa Renda Brasil não prevê para o orçamento do ano que vem nenhum centavo para financiar este programa. Enquanto isso, o programa Bolsa Família, que eles querem acabar, tem um aumento mínimo e milhões de pessoas e famílias vão continuar excluídas desse programa —  afirmou. 

Redução na Saúde, aumento na Defesa

O senador lamentou que, de acordo com a proposta orçamentária para o ano que vem, o setor de saúde terá uma redução de R$ 39 bilhões em comparação com o que está sendo gasto agora em 2020, apesar da existência de inúmeras demandas reprimidas. E criticou o aumento dos gastos com as Forças Armadas. 

Humberto Costa afirmou que vai trabalhar para corrigir a Lei de Diretrizes Orçamentárias e tentar garantir que em 2021 o povo mais pobre esteja presente no Orçamento, não apenas com recursos para as políticas sociais, mas com investimentos públicos para propiciar a recuperação da economia, para que o país possa gerar empregos e melhorar a vida da população.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)