Elmano destaca importância de programa de estímulo ao transporte por cabotagem

Da Rádio Senado | 25/08/2020, 16h33

Em pronunciamento nesta terça-feira (25), o senador Elmano Férrer (Podemos-PI) destacou a importância do projeto que institui o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem, enviado ao Congresso pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.  O PL 4.199/2020, que está na Câmara dos Deputados, é conhecido como BR do Mar.

O parlamentar afirmou que, se comparada ao transporte rodoviário e ferroviário, a cabotagem, navegação entre portos marítimos, sempre perto da costa, é uma alternativa lógica e eficiente quanto a custos operacionais, investimentos, capacidade de carga, impacto ambiental e riscos de acidentes, de avarias e de roubo de cargas.  

Elmano lembrou que o Brasil tem 8,5 mil quilômetros de costa navegável e que a maioria dos grandes centros e polos industriais se encontra no litoral ou próximo dele. Além disso, 80% da população brasileira vive numa faixa de território de até 200 quilômetros da costa.

No entanto, ressaltou, apenas 11% da nossa matriz de transporte está alocada no modal de cabotagem, sendo mais da metade referente ao petróleo e a seus derivados. Para o senador, esta realidade será modificada com a proposta.

O objetivo é fortalecer o modal, aumentar em 40% a capacidade de sua frota até 2023, dobrar o número de containers transportados e consequentemente derrubar os custos de transporte em nosso país.  

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)