Wellington reclama de dificuldades para o crédito chegar aos empresários

Da Rádio Senado | 27/05/2020, 16h21

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) reclamou nesta quarta-feira (27) em pronunciamento das dificuldades que as empresas estão enfrentando para ter acesso a crédito, apesar de haver recursos liberados para ajudá-las a sobreviver durante a pandemia da covid-19. Wellington pediu ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que adote medidas para mudar essa situação.

Para o senador, o principal problema são as garantias exigidas pelos bancos, que muitas empresas têm dificuldades em oferecer, o que faz com que a ajuda financeira não seja efetiva. Ele mencionou pesquisas, entre elas uma realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, que mostra a insatisfação dos empresários com a burocracia e as exigências para a concessão do crédito.

— Precisam de capital de giro para pagar salários e fornecedores, mas simplesmente desanimam devido às exigências de garantias como imóveis, veículos e avalistas para os empréstimos. Em 92% dos casos, o empresário só tem o próprio negócio.

Wellington destacou entre as medidas de ajuda aos empresários o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), proposto pelo Senado por meio do PL 1.282/2020, que foi transformado na Lei LEI 13.999, sancionada com vetos pelo presidente Jair Bolsonaro. Deverão ser oferecidos R$15,9 bilhões em crédito, em condições especiais e com a garantia do governo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)