Plínio Valério defende mais transparência dos gastos durante a pandemia

Da Rádio Senado | 14/05/2020, 15h30

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu, em pronunciamento nesta quinta-feira (14), a aprovação de um projeto de sua autoria (PL 2.544/2020) que obriga a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal a divulgarem amplamente a execução dos contratos firmados com dispensa de licitação para a aquisição de bens e prestação de serviços voltados ao combate à pandemia de covid-19.

Pela proposta, a divulgação dos gastos deverá ser feita em emissoras de rádio e tevê e nos jornais de grande circulação.

Na opinião do senador, com essa publicidade, as pessoas terão condições de fiscalizar o uso do dinheiro público. Também será possível inibir eventuais desvios dos recursos, acrescentou o senador, ao lamentar os casos de irregularidades nos contratos firmados pela administração pública para o combate à covid-19, que vieram a público recentemente, envolvendo secretários de saúde e até governadores.

— Eu acho que nunca é demais a gente ficar vigilante. Aliás, é um dos nossos deveres, é um dos nossos trabalhos de legislador fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. E a gente não tem feito quase outra coisa aqui a não ser votar projetos destinando dinheiro para isso ou injetando dinheiro no mercado para aquilo. Agora, no meu estado, com aquele pacote da compensação das perdas na arrecadação de impostos [PLP 39/2020], só o Amazonas foi beneficiado com R$ 2,1 bilhões. Então a gente tem de passar a vigiar — defendeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)