Elmano Férrer pede liberação das atividades da construção civil no Piauí

Da Rádio Senado | 14/05/2020, 15h07

O senador Elmano Férrer (Podemos-PI) defendeu, em pronunciamento nesta quinta-feira (14), a retomada de obras da construção civil no Piauí e pediu que o governador Wellington Dias e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, incluam o setor entre os considerados essenciais.

A interrupção dos serviços devido à pandemia de Covid-19 prejudica a economia, afirmou o senador. Elmano enfatizou que várias entidades representativas da indústria da construção civil e representantes do movimento Empreender Piauí ressaltam a importância de as atividades do setor serem normalizadas.

— O setor da construção civil é um dos propulsores da nossa economia. Responde por 6% do PIB e 34% da indústria brasileira. Também gera 13 milhões de empregos diretos e indiretos e, não por acaso, no restante do país, a indústria da construção civil continua ativa. Além da importância para a economia nesse segmento, não há atendimento ao público, o que minimiza os riscos de contágio — explicou.

O senador chamou a atenção para duas obras do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), paralisadas pela prefeitura de Teresina desde o dia 8 de abril: o viaduto do Mercado do Peixe, que seria concluído neste mês, e o viaduto rodoferroviário, que já havia sido iniciado. Se a decisão não for revista, também deve ser prejudicada a duplicação da BR-316, no trecho de Demerval Lobão a Teresina, que começaria nas próximas semanas.

Covid 

Elmano ressaltou ainda a necessidade da ação eficaz e rápida do Congresso Nacional e do governo federal para estados e municípios enfrentarem a crise provocada pela pandemia de covid-19.

Segundo ele, o governo já disponibilizou R$ 750 bilhões para o combate à doença e seus efeitos no país. O senador registrou, ainda, que o governo estadual e a prefeitura de Teresina têm como principais ações o isolamento social e a proibição de atividades não essenciais.

— Mesmo situando-se entre o estado do Maranhão o estado do Ceará, onde a epidemia atingiu níveis elevados, felizmente aqui no Piauí a covid-19 permanece sobre controle — disse o senador, que atribui a situação no estado às restrições adotadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)