Plínio Valério propõe uso de verbas do Fundo Amazônia no combate ao coronavírus

Da Rádio Senado | 13/05/2020, 17h17

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) informou nesta quarta-feira (13) em pronunciamento ter proposto a utilização dos recursos do Fundo Amazônia para o combate à pandemia da covid-19 na região. Criado em 2008, o fundo recebe recursos principalmente dos governos da Noruega e da Alemanha, com o objetivo de financiar ações de prevenção, monitoramento, conservação e combate ao desmatamento da floresta amazônica.

Ele disse que não entrou em contato com representantes desses países europeus, mas com técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que é o responsável pela gestão desses recursos.

De acordo com Plínio Valério, sua proposta está sendo avaliada e estabelece o uso do dinheiro principalmente na criação de hospitais de campanha para atender a população indígena que vive nas aldeias. Ele destacou que até agora os casos ocorridos no Amazonas são de índios que moram em áreas urbanas.

O senador disse que seu objetivo é evitar que a pandemia se espalhe pelas aldeias, o que criaria um grave problema de saúde entre os índios. Além disso, segundo ele, tal situação poderia ser utilizada no exterior para criticar as autoridades brasileiras.

— É que se começar a morrer índio no Brasil, pode anotar aí, aquele pessoal que adora o modismo de combater desmatamento e queimada na Amazônia vai dizer que o governo brasileiro está promovendo genocídio contra os índios. Vão dizer — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)