Viana sugere que Dilma abrace tese de novas eleições

Da Redação | 28/04/2016, 11h55

O senador Jorge Viana (PT-AC) sugeriu nesta quinta-feira (28) que a presidente Dilma Rousseff abrace a tese de antecipação da eleição presidencial para outubro deste ano, juntamente com as disputas municipais. Segundo Viana, dessa forma o povo seria chamado a escolher quem deve governar.

Para o parlamentar, o vice-presidente Michel Temer e seus aliados costuram um golpe para assumir o poder mesmo sem terem recebido votos para isso.

— Diante de um golpe e um governo ilegítimo que não terá moral nem voto para apresentar ao Congresso as medidas necessárias para ajustar a economia do país, seria melhor chamar sua excelência o eleitor, fazer um entendimento no país, modificarmos a Constituição, e trazermos a autoridade e a soberania do voto — disse Viana da tribuna do Plenário.

Sua sugestão é que a presidente encampe a proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada por um grupo de senadores que propõe novas eleições presidenciais para um mandato tampão de dois anos, ou encaminhe ela própria outra proposta de mudança na Constituição nesse sentido. Assim, argumentou Viana, o futuro governo seria eleito pelo voto popular e teria credibilidade de fato.

— Quero ver se Michel Temer aceita, se o Congresso aprova. Aí vai ficar a soberania do voto versus uma ação de golpe comandada pelo Eduardo Cunha — assinalou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)