Restaurado, painel de Marianne Peretti voltará a ser exposto no Senado

Da Redação | 08/04/2016, 17h32

Alumbramento é o nome de uma das peças centrais da mostra A arte monumental de Marianne Peretti, em exposição no Museu da República, em Brasília. A obra, doada pela autora ao Senado, foi restaurada e emprestada para o evento até o mês de julho.

Marianne Peretti, natural de Paris e radicada em Olinda, é uma renomada artista com diversas obras espalhada pelo país, aclamadas pelo público. Foi a única mulher a compor a equipe de Oscar Niemeyer na construção de Brasília. Entre seus trabalhos estão os vitrais da Catedral de Brasília. No Congresso, há vitrais no Salão Nobre do Senado e da Câmara e no Salão Verde.

Na década de 80, ela doou ao Senado o painel Alumbramento, obra com 2,80 metros e três camadas de vidro sobrepostas. Devido ao tempo, a peça sofreu danos e, em meados dos anos 90, teve que ser desmontada para ser recuperada.

Após a exposição, o vitral será realocado no Senado. A previsão é que passe a decorar o Salão Branco, também conhecido como Chapelaria.

A exposição

Inaugurada na última terça-feira (5), a exposição soma mais de 30 obras da artista. São esculturas, painéis, projetos e projeções de vitrais que ficarão expostos até o dia (5) de julho. A exposição tem entrada franca e está aberta ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30, no Museu da República.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Arte Cultura História Institucional