Paulo Paim defende Constituinte exclusiva para votar a reforma política

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/04/2016, 15h22

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu, em pronunciamento no Plenário do Senado nesta segunda-feira (4), a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para fazer as reformas política, partidária e eleitoral.

Os integrantes seriam eleitos pelo voto popular, admitidas candidaturas avulsas. Esses integrantes não poderiam concorrer nas próximas eleições e quem atualmente mantém mandado parlamentar também não poderia concorrer. Outro pré-requisito: ser ficha limpa.

Um plebiscito validaria a proposta e em 2018, seriam realizadas eleições gerais em todos os níveis.  Paulo Paim solicitou à Consultoria do Senado um estudo de uma proposta de emenda constitucional nesse sentido:

- As manifestações dos últimos quatro anos, de julho de 2013 e as de agora, de um lado e de outro, mostram que o povo quer mudanças profundas no processo político, eleitoral e partidário para que, aí sim, nós tenhamos uma disputa eleitoral baseada em outra matriz. O povo quer saúde, educação, segurança, transporte e uma luta permanente, que o compromisso de todos nós, em defesa da democracia e contra a corrupção - disse Paim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)