Concertação entre Estado e área privada pode ser caminho para melhorar a gestão, diz Cristovam

Sergio Vieira | 12/02/2016, 14h55

Em pronunciamento na manhã desta sexta-feira (12) no Plenário, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o artigo intitulado "Zika", publicado pela senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) no jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a senadora, o poder público em todos os seus níveis (municipal, estadual e federal) demonstrou incompetência diante da rápida evolução das doenças provocadas pelo mosquito aedes aegypti. Cristovam citou números apresentados por Marta, que no seu entender explicitam que o país já vivia um quadro epidêmico sem que nenhuma medida infra-estrutural de combate tenha sido realmente tomada nos últimos anos.

— Só em São Paulo foram mais de 100 mil casos contabilizados, e pode chegar esse ano a passar de 250 mil. A gravidade era evidente, medida, e mesmo assim praticamente nada foi feito — denunciou.

Para o senador, o impacto que tem o aedes aegypti deixa clara a "falência" do Estado como é concebido no Brasil.

— O Estado, em parceria com a iniciativa privada, precisa mais do que nunca inovar na sua gestão. Foi quebrado pela corrupção, pelo eleitoralismo e pelo corporativismo. Esse é um país onde se inauguram hospitais faltando equipamentos, remédios ou médicos — afirmou.

STM

Durante a sessão, no exercício da presidência, o senador José Medeiros (PPS-MT) leu a mensagem da presidente Dilma Rousseff, indicando o general do Exército Marco Antonio de Farias para o Superior Tribunal Militar (STM). A indicação será agora analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)