Ana Amélia elogia Campanha da Fraternidade sobre políticas de saneamento básico

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/02/2016, 17h03

A senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou o tema deste ano da Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “Casa comum, nossa responsabilidade”.

A ideia, disse a senadora, é conscientizar todos sobre a importância de melhorias em políticas de saneamento básico e de mudança no comportamento para evitar mortes por consumo de água contaminada e degradação dos recursos naturais.

A senadora ressaltou o fato de que uma criança morre a cada três minutos por causa da falta de higiene e de acesso à água potável. Além disso, apenas 39% do esgoto recebe tratamento adequado antes do descarte final.

-Quem joga o lixo na frente da sua casa ou no seu bairro ou num terreno baldio está comprometendo o meio ambiente, está comprometendo a sua própria saúde, dos seus filhos, dos seus parentes, dos seus amigos. está comprometendo a saúde de todos os moradores daquele bairro ou daquela cidade - frisou a senadora.

Ana Amélia disse ainda que o Brasil deve explicações ao mundo sobre o que vem fazendo para combater o mosquito que transmite o zika vírus, a dengue e a chicungunha.

A senadora afirmou que governo e sociedade, devem se comprometer a combater o mosquito. Se nada for feito, acrescentou, as delegações de alguns países podem vir desfalcadas para participar das olimpíadas no Rio de Janeiro, em agosto.

Drogas

Ana Amélia também relatou sua participação em uma missão da União Interparlamentar das Nações Unidas para discutir o controle do consumo de drogas. Ela disse que as políticas até hoje adotadas falharam.

O consumo de drogas, frisou, é um problema transnacional e há suspeitas, inclusive, de que o dinheiro do tráfico é usado para financiar campanhas eleitorais.

- A tendência hoje é criminalizar o usuário e o produtor, em geral, um pequeno produtor, seja de coca, de maconha, deixando de perseguir quem deveria, que é o traficante mesmo, que é o que leva a parte principal da lucratividade, do dinheiro - afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)