Paulo Paim apóia paralisação de aeronautas e aeroviários por reajuste salarial

Da Redação e Da TV Senado | 04/02/2016, 17h11

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que é justa a mobilização dos aeronautas e aeroviários que, na quarta-feira (3), paralisaram por duas horas os trabalhos, causando atraso e até cancelamento de voos.

Paim lembrou que os trabalhadores prometeram não fazer paralisações durante o carnaval e esperam que os patrões paguem o aumento de 11%  em seus salários, sem parcelamento. Caso a reivindicação não seja atendida, eles devem paralisar sua atividades novamente, no dia 12.

— Esperamos que os empresários do setor atendam a reivindicação dos trabalhadores, que é um reajuste de 11%, que contempla unicamente a reposição da inflação. Eles não estão pedindo um centavo de aumento real. Eles só querem que o prejuízo que eles tiveram com o processo inflacionário seja reposto, o que é o princípio básico de qualquer negociação — disse o senador.

Paulo Paim também manifestou preocupação com o aumento do desemprego que, em outubro de 2015, chegou a 7,9%, segundo o IBGE, e adiantou que as previsões para este ano já apontam para os dois dígitos.

O senador sugeriu que seja realizada no Plenário do Senado uma sessão temática para discutir o problema, decorrente, em sua avaliação, da queda de investimentos na indústria, entre outras questões.

Paim ressaltou que, ao mesmo tempo em que o trabalhador sofre com o aumento do desemprego e a inflação, os bancos comemoram, pois "nunca ganharam tanto".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Paulo Paim