Página do Senado no Facebook supera 1 milhão de seguidores

Da Redação | 21/01/2016, 15h37

A presença do Senado nas mídias sociais tem-se fortalecido cada vez mais. Nos últimos 12 meses, o número de seguidores no Facebook mais que triplicou, passando de 277 mil em janeiro de 2015 para 1 milhão até o dia 20 de janeiro deste ano. Somente nos primeiros 20 dias de 2016, 130 mil novos usuários curtiram a página. Criado em agosto de 2010, o perfil da Casa na rede social traz informações sobre projetos, debates, votações e atividades institucionais.

Outro dado que merece destaque é que, de acordo com o site Quintly, o perfil do Senado no Facebook alcançou a posição número um entre as instituições do governo, em termos de engajamento. O ranking considera o total de usuários de páginas e a quantidade de pessoas interagindo com as publicações, o que é mensurado pelo número de compartilhamentos, curtidas e comentários. A colocação muda constantemente porque depende da movimentação diária nas páginas.

Segundo o chefe o Serviço de Gestão de Perfis e Conteúdo, Moisés de Oliveira Nazário, os bons resultados superaram as expectativas e são motivo de satisfação para a equipe do Núcleo de Mídias Sociais, ligado à Secretaria de Comunicação Social do Senado. Para ele, o fato de o levantamento da Quintly considerar perfis de relevância global, como a Nasa e a Casa Branca, mostra que, além da alta quantidade de usuários, há um elevado nível de engajamento.

— São seguidores que estão participando de forma bastante ativa. Acredito que o interesse do brasileiro pela política, de forma geral, está cada vez maior e o cidadão identifica que o perfil do Senado é uma fonte de informação confiável — afirmou.

O chefe de serviço explica que o núcleo, composto por sete pessoas, tem a preocupação de adaptar o conteúdo à linguagem usada nas redes sociais. Ele destaca ainda o elevado alcance da página, que é ainda mais expressivo do que a quantidade de seguidores.

— O alcance refere-se ao número de pessoas para as quais a gente consegue apresentar as nossas postagens. Na medida em que alguém compartilha uma postagem, está levando para outras pessoas. Na semana passada, por exemplo, tivemos um alcance médio diário de seis milhões de pessoas — salientou, ressaltando que, conforme o site Social Bakers, o Senado representa a 10ª maior página de governo do Brasil em número de seguidores, e a que mais cresceu no último mês.

Mais interesse

De acordo com Moisés, as postagens que geram maior interesse tratam de assuntos com interferência na vida das pessoas, especialmente as relacionadas à educação, à segurança pública e aos direitos humanos. Exemplo disso é que duas postagens, com temáticas semelhantes, são as campeãs de visualizações.

— Uma alcançou 21 milhões e a outra, 19 milhões. Elas tratavam, respectivamente, de dois projetos em tramitação, sendo que um deles confere ao trabalhador o direito de folgar para participar de reuniões escolares e o outro torna obrigatória a participação em reuniões escolares — explicou o chefe de serviço.

Outras redes sociais

Além do perfil no Facebook, o núcleo também administra as contas da Casa no Twitter, no Tumblr, no YouTube e no Instagram.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

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