Senado celebra luta pelos direitos humanos com entrega da Comenda Dom Hélder Câmara

Da Redação | 01/12/2015, 09h12

O Senado vai homenagear personalidades que atuaram de forma relevante na defesa dos direitos humanos no Brasil com a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. A sessão especial para a entrega da homenagem será nesta quarta-feira (2), às 11h.

A comenda foi criada em 2010 e está em sua 6ª edição. Anualmente, o conselho do prêmio, composto por um senador de cada partido político com representação no Senado, escolhe pessoas que se destacaram, durante o período, por lutarem pelos direitos humanos.

O presidente do Conselho da Comenda, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), disse que a homenagem é importante como reconhecimento do trabalho de quem desenvolve atividades relacionadas à defesa dos direitos humanos.

- Pessoas que lutam em favor dos mais pobres e dos necessitados, dando-lhes o direito à vida digna, à liberdade, à educação e ao trabalho, merecem ser reconhecidas. Precisamos promover a paz em nosso país – afirmou Crivella.

Os homenageados

Este ano serão homenageadas as seguintes pessoas:

Cesare de Florio La Rocca, italiano de Florenza que mora no Brasil há 49 anos. É o criador do Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente na Bahia. O projeto visa transformar a história de crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de extrema pobreza.

Gleice Francisca Machado nasceu na cidade de Goiás (GO). Ela fundou e preside a Associação Brasileira de Xeroderma Pigmentoso para dar suporte àqueles que sofrem com a doença de pele. O portador da enfermidade tem dificuldade de reverter as agressões que a radiação solar provoca no DNA das células da pele, por isso, desenvolve mais rápido sardas, manchas e diversos cânceres de pele, em um processo acelerado de fotoenvelhecimento.

Maria Berenice Dias nasceu em Santiago (RS). É presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB; vice-presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família, destaca-se pelo combate à violência doméstica. Única gaúcha indicada no projeto 1000 Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz em 2005.

Padre Paulo Roberto nasceu em Macapá (AP). Fundou com outras pessoas o Instituto de Câncer Joel Magalhães. Participa ativamente de movimentos afrodescendentes e há 14 anos celebra a Missa dos Quilombos no Amapá.

Wellington Dantas Mangueira Marques nasceu em Aracajú (SE). É diretor-presidente da Fundação Renascer. Foi secretário de Justiça e secretário da Segurança Pública de Sergipe. Implantou a Polícia Comunitária, sob o lema "polícia cidadã para uma sociedade de cidadãos". O projeto tornou-se referência nacional.

Yvonne Bezerra de Mello é do Rio de Janeiro. Fundou e coordena o Projeto Uerê, no Complexo da Maré (RJ). O projeto é voltado às crianças com problemas de aprendizagem devido à violência. É responsável pela criação do método de ensino Uerê/Mello. Exerceu a função de Conselheira de Direitos Humanos do Tribunal Penal Internacional e coordenou o programa "Jovens", do Ministério do Trabalho e Emprego.

Dom Moacyr José Vitti  será homenageado in memorian. Nasceu em Piracicaba (SP). Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba em 1987 e, posteriormente, Arcebispo Metropolitano. Por seis anos, trabalhou na Pastoral Vocacional e também foi conselheiro provincial no Paraná. Morreu aos 73 anos de idade em junho de 2014.

Dom Hélder Câmara

O bispo Dom Hélder Câmara foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ficou conhecido pela defesa dos direitos humanos durante o regime militar. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

Dom Helder nasceu no Ceará e atuou com destaque em Pernambuco, onde foi arcebispo de Olinda e Recife entre 1964 e 1985, período que coincide com o regime militar. Destacou-se por pregar uma igreja simples, voltada para os pobres, e pela defesa de atitudes não violentas em todas as interações humanas.

Quando encerrou sua passagem como arcebispo de Olinda e Recife, aos 75 anos, passou a morar nos fundos da Igreja das Fronteiras, no Recife. Faleceu em agosto de 1999, aos 90 anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)