Plenário aprova embaixadores para Tanzânia e São Vicente

Da Redação | 01/12/2015, 17h38

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (1º) o nome de Carlos Alfonso Iglesias Puente para a embaixada do Brasil na Tanzânia. Carlos Puente vai ocupar o cargo cumulativamente com as representações brasileiras nas Ilhas Comores e nas Ilhas Seicheles. Foram 46 votos a favor e três contrários, além de uma abstenção.

Nascido em 1963, Carlos Alfonso Iglesias Puente formou-se em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília em 1984 e ingressou no curso de preparação à carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores no ano seguinte. Também possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de Toronto, no Canadá. Em 2008, concluiu o curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco.

Na mesma sessão, o Senado também aprovou o nome de Antônio José Rezende de Castro para ser o embaixador do Brasil nas ilhas de São Vicente e Granadinas, no Caribe. Foram 44 votos a favor e cinco contrários, além de uma abstenção.

Antônio José Rezende de Castro nasceu no Rio de Janeiro, em 1948. Ingressou no curso de preparação à carreira diplomática em 1969 e dois anos depois a iniciou profissionalmente, no posto de terceiro-secretário. Chegou a ministro de primeira classe em 2006.

As indicações já haviam sido aprovadas pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no dia 19 de novembro e agora seguem para promulgação da Presidência da República.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)