Queda no PIB retrata o péssimo momento da economia brasileira, diz Ana Amélia

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/12/2015, 16h20

A senadora Ana Amélia (PP-RS) lamentou o péssimo desempenho da economia brasileira, confirmado pelos dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (1º) sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano. Eles apontam uma uma queda de 1,7% na comparação com os três meses anteriores.

Foi a terceira queda trimestral consecutiva da atividade econômica e a mais intensa desde 1998, ressaltou a senadora.

Ana Amélia acrescentou que, em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a queda foi de 4,5%. Com o anúncio de um indicador tão baixo, observou ela, os economistas já começam a projetar que o PIB brasileiro de 2015 registrará um crescimento negativo de 3,5%.

A senadora afirmou que, para piorar o quadro, o setor agropecuário, que parecia sempre estar à margem da crise, desta vez não resistiu e encolheu no último trimestre 2,4%, apresentando a pior queda entre todos os setores econômicos. A indústria caiu 1,3% e o setor de serviços, 1%.

- Quando se fala em agricultura, não é só grãos. É toda uma cadeia produtiva que envolve insumos, fertilizantes e  agroquímicos de produtos de toda natureza. De máquinas e implementos agrícolas, de combustíveis, de comércio. Eu digo uma frase: quando o campo vai bem, a cidade vai bem também. E quando vai mal o campo, a cidade também paga a conta - disse Ana Amélia em pronunciamento no Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)